26 de mai. de 2013

Como remover vírus do Skype ( Guia completo)

Antes, com o Msn tínhamos o mesmo problema: vírus no Msn. Sendo que como o Msn estava a bem mais tempo no mercado, havia vírus que se associavam diretamente a ele. Em contrapartida também havia ferramentas específicas para retirar vírus daquele programa. Com o fim do Msn e surgimento do Skype, as ameças apenas mudaram de endereço.

Neste post, farei um tutorial completo para evitar  e tratar de problemas com vírus no Skype.

O tutorial é um pouco longo, mas as divisões dos itens, creio que possam lhe ajudar a ir direto ao ponto.


Prevenir é melhor que remediar

Problema

Atualmente tivemos a notícia de que 300 mil computadores foram infectados com vírus transitando em conversas pelo Skype. Atualmente a maioria da culpa da entrada de vírus no computador é devida ao usuário. Por isso sempre digo que o usuário deve se informar um pouco mais sobre segurança, para poder ter menos dores de cabeça com estas pragas.

A Eset( empresa fabricante de antivírus) alertou para vírus que se disseminavam quando se clicava em links do tipo goo.gl ( link encurtador de URLs do Google). Funciona da seguinte forma: ao clicar em links como este ou outros links, abrirá uma página onde possivelmente irá pedir para você baixar alguma coisa, ou irá ter algum script que infectará o seu computador sem você perceber.

O link é parecido com o que aparece na imagem abaixo



Solução

A solução é simples e a mesma para qualquer link desconhecido.Se um amigo, supostamente lhe envia um link destes, pergunte a ele se ele realmente lhe enviou. Se por acaso abrir um link destes, não clique em nada para autorizar a instalação de algum programa. Simplesmente feche o navegador da internet.

Outra coisa que ajuda, como sempre, é manter o antivírus do seu computador atualizado. Isso é importante sempre. Verifique se o antivírus de seu computador está com a opção de atualização automática marcada.


Meu PC está infectado, o que fazer?


Se por acaso você está notando o seu computador estranho, após ter clicado em um link destes ou por outro motivo, siga os passos abaixo que é quase 100 %  de certeza que o problema irá ser resolvido.


1. Primeiro faça uma varredura completa do seu sistema, utilizando o antivírus que você tem instalado em seu computador. Essa varredura demorará um pouco,mas é importante que ela seja completada com sucesso.

2. Caso a varredura do seu antivírus não tenha encontrado nada, existem ferramentas que ajudam a escanear o seu computador. Algumas delas serão citadas abaixo:


2.1 Dr Web Cureit. 

Essa ferramenta é um escaner simples, que não precisa ser instalado em sua máquina, apenas executado. Executando esse programa e colocando para fazer ruma varredura completa,ele irá localizar possíveis vírus. Este programa é bom porque tem um auto índice de detecção de ameaças.

Veja um tutorial de como usá-lo aqui.




2.2 Kaspersky Security Scan

Esta ferramenta é da famosa empresa renomada mundialmente quando o assunto é detecção de vírus. É fácil  utilizar este programa. Basta baixar o instalador, esperar fazer download e instalar o programa. 




Depois de instalar, basta clicar no botão do lado direito, onde tem uma imagem de uma lupa. Este é para fazer o escaneamento completo do sistema.




Há ainda diversos escaners que você pode usar. Mas estes são os mais eficientes que eu conheço.

Espero que o post seja útil. Para mais novidades sobre o Skype e dicas, curta  a nossa página no Facebook e fique por dentro do que rola no Mundo Info.