24 de mar. de 2013

Como transformar um vídeo em imagens

Você já deve saber que um vídeo é formado por uma sequência de imagens, na média de 30 imagens por segundo. Como a velocidade que as imagens são exibidas é grande, o efeito de fluido é transmitido ao telespectador.

Se por algum motivo você deseja fazer o caminho inverso, saiba que existe software que faz este trabalho para você e o melhor, é gratuito. O software que eu recomendo para tal função é o "Free Video To JPG Converter". Ele é bastante leve para baixar e muito simples para se usar.  Vamos ensinar como usá-lo abaixo. Siga os passos do tutorial.

1) Baixe o "Free Video To JPG Converter" no link abaixo: ( Atenção: Este link é do Google Drive, em que nós hospedamos o software. Todos os software indicados com o link do Google Drive são verificados contra vírus antes de serem hospedados.)





2) Quando for instalar o programa, desmarque as opções de barra de busca e buscador padrão Ask. Assim, o programa não instalará essas barras de buscas chatas. Desmarque as opções que aparecerão na janela mostrada abaixo:



Quando a última janela de instalação aparecer, você pode optar por executar o programa logo, ou não. No futuro, quando quiser usar o programa de novo, é só clicar no ícone do "Free Video to JPG Converter". No desktop também terá um ícone do "DVDVideoSoft Free Studio", mas este é para outros recursos, que você pode explorar depois.


Só mais uma dica: quando você abrir o programa aparecerá a janela abaixo:


Esta janela está perguntando se você deseja fazer download e instalar uma nova versão do software. Fica a seu critério, mas eu acho esta versão boa e não há motivos para atualizar.


3) Na tela abaixo serão exibidas algumas opções:




1. Para adicionar um filme ou um vídeo, clique em "Add  Files..."

2. Na parte de Extract terão algumas opções controle


  1.  Você pode escolher a  opção "Every  10 frames, etc" Isso significa que a cada 10 quadros, ele irá tirar  uma imagem do filme.
  2. Você também pode escolher " Every 1 second, etc" Isso significa que o programa irá retirar uma imagem do filme a cada segundo.
  3. Outra opção é também o "Total 50 frames from video, etc" Isso significa que ele irá retirar 50 imagens do vídeo.
  4. Por fim, você pode escolher a opção "Every frame". Nesta opção ele irá pegar todas as imagens do vídeo. Isso irá gerar muitas imagens. Para se ter uma ideia, a cada segundo de um vídeo, tem em média 30 imagens.

Por fim, escolha onde que salvar as imagens, na opção "Save File". Para mudar, basta apertar no botão " ..."  ao lado direito da tela. Depois de escolher onde quer que as imagens sejam salvas, clique em "Convert"


É isso, pessoal. Espero que a dica seja útil. Se gostou do post e quer sempre receber novidades, tutoriais, etc, curta a nossa página no Facebook.