A nova campanha lançada pela Microsoft é contra o Gmail e a favor do Outlook. Na campanha a Microsoft atava dizendo que o Gmail não respeita a sua privacidade e usa as suas informações para fins publicitários. O ponto polêmico que a MS ataca são mecanismos publicitários que ajudam ao Google a exibir uma publicidade relevante ao usuário. De acordo com o Google isso é feito de maneira segura e discreta.
Embora o Google afirme que a leitura dos emails sejam feitas por robôs, a MS aproveita essa brecha para informar isso aos usuários desavisados e aproveitar e fazer o marketing para o Outlook. De acordo com pesquisas, 70% dos usuários não sabiam deste mecanismo e dos que sabiam, 90% desaprovam esse mecanismo.
Aprovando ou desaprovando, sabendo ou não, creio que mesmo com esta informação a MS não irá ter muito sucesso, pois já há esse tipo de mecanismo em diversos outros serviços e o principal deles é o Facebook. Por sinal, este salva todas as informações que você publicou, compartilhou, etc, ou seja, toda a sua interação com a rede social e não adianta deletar o perfil, pois as suas informações ficarão com eles mesmo assim.
Veja abaixo os vídeos da campanha