22 de dez. de 2012

Como fazer os arquivos da biblioteca serem salvos na unidade D.

Quando se formata um computador, podemos escolher se vamos criar apenas uma partição, ou seja, um único lugar onde podemos colocar os arquivos e os programas do  Windows ou podemos optar por criar duas partições. No caso das duas partições, uma é deixada apenas para os programas do Windows, programas instalados, etc. A outra é deixada apenas para guardar os nossos arquivos pessoais, como músicas, imagens, documentos diversos, etc.

A vantagem de usar duas partições é que se por acaso ocorrer algum erro no sistema, você pode formatar apenas a partição onde fica o Windows, deixando a outra da mesma forma que antes, sem apagar nenhum arquivo seu.

Você já deve ter reparado ( ou não) que quando usamos as bibliotecas do Windows 7, como mostrado abaixo:


os arquivos são guardados na unidade C, neste caso, na mesma unidade do sistema operacional. Isso faz com que eles não fiquem na partição apenas para arquivos pessoais, e torna a outra partição inútil,já que não irá ser usada. 

Vamos agora modificar isso. Iremos definir o local de salvamento para a biblioteca do Windows. Siga os passos abaixo:


1) Abra o "Computador" . Aparecerá uma imagem como mostrada acima.

2) Vá na outra partição, a que você criou. A partição que não contém o Windows instalado é a que não tem o logo do Windows no ícone dela. Vale lembrar que a partição pode ser D, E, etc. A letra é só um rótulo.

3) Na partição para arquivos pessoas que você criou( D, E,etc). Crie novas pastas: Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos. Organize os seus ítens nestas pastas na própria unidade.

4) Depois de terminado, faça o seguinte: Vá no item "Documentos" da biblioteca e clique com o botão direito do mouse e vá em "propriedades", como mostra a imagem abaixo:




5) A janela que irá é mostrada abaixo:




6) Agora clique em "Incluir Pasta". Vá na partição para os seus arquivos pessoais, no caso aqui é a partição "E", mas poderia ser a "D". Escolha a pasta "Documentos", criada por você no passo (3). E coloque "Incluir pasta".



7) Agora selecione a pasta "Documentos (E)", poderia também ser "Documentos (D)" e clique em  "Definir  local se salvamento". Irá aparecer esta marca de "Ok" em "Documentos (E)". Agora basta remover as outras pastas, selecionando-as e clicando em "Remover".



8) Esta janela deverá ficar apenas com a pasta que você criou na sua partição para arquivos. Deve ficar como na imagem abaixo:


É só clicar e "OK". Repita este procedimento para as "Imagens", Músicas" e " Vídeos". Pode verificar agora clicando em "Documentos" por exemplo, que a pasta exibida será a pasta "Documentos" que você criou na partição.

Isso facilita muito a organização das coisas, porquê você não precisará ficar acessando a unidade "D", basta apenas acessar a biblioteca e todos os arquivos salvos, apagados, modificados, estão na unidade "D". Há também a vantagem de usar os atalhos no menu iniciar. Quando você clica em "Músicas", por exemplo, cairá automaticamente nas suas músicas, que estarão na unidade "D".

Essa dica é bem útil, pois facilita a organização de seus arquivos e bastante importante, pois separa os seus arquivos dos arquivos do sistema operacional, facilitando muito o backup, facilitando a formatação ( caso seja necessária) e protegendo os seus arquivos, caso o sistema pegue algum vírus.


É isso aí pessoal. Espero que tenham gostado do tutorial.  Se gostou, compartilhe e ajude os seus amigos a obterem os benefícios citados neste tutorial.