27 de dez. de 2010

Para a IBM, em 2015 estaremos fazendo chamadas holográficas no celular

Pesquisa anual da empresa ouviu 3000 pesquisadores que fizeram suas previsões para os próximos cinco anos.

A respeito do futuro. Neste ano, a gigante dos computadores ouviu cerca de 3000 pessoas e entre as previsões dadas como mais prováveis de se tornarem realidade está a possibilidade de, até 2015, você receber chamadas holográficas no seu celular.



Na pesquisa, os entrevistados apontam as cinco ideias que eles pensam ser as mais plausíveis de acontecer nos próximos cinco anos. Neste ano, além da possibilidade de entrarmos no universo de Star Wars e vermos nossos amigos e parentes projetados em um holograma, os pesquisadores apontam que teremos baterias que se recarregam com ar – e podem durar cerca de dez vezes mais do que as baterias atuais -, programas de computador que podem evitar que você caia bem no meio de um engarrafamento, informações sobre o clima geradas por sensores e uma cidade que usa energia tirada do calor que sai dos computadores.


Algumas dessas previsões são feitas com base em pesquisas que já estão em desenvolvimento pela própria IBM. É o caso dos sensores para informações sobre o clima. No futuro, eles poderão ser instalados em carros, celulares e até na carteira e irão transmitir informações importantes sobre o meio-ambiente para cientistas.


Outras, como todo exercício de futurologia, podem simplesmente não se cumprir, ou demorar muito mais do que o previsto para se tornar realidade.


Em 2006, por exemplo, a mesma pesquisa da IBM revelou que pesquisadores apontavam a tradução instantânea de voz e texto para outras línguas seria uma realidade muito em breve. Esse cenário não se cumpriu.


Por outro lado, em 2007, pesquisadores disseram que os celulares iriam evoluir a ponto de se tornarem um meio de pagar contas, comprar ingressos e ajudar consumidores na hora das compras. Com os smartphones e seus aplicativos cada vez mais evoluídos essa realidade está cada vez mais próxima.