20 de nov. de 2010

O que é PCI-Express?

Você já se perguntou como o processador faz para se comunicar com os demais componentes do computador? Nas placas-mãe existem os chamados barramentos, que funcionam como se fossem ruas nas quais os dados transitam. É através destes que o processador transmite e recebe os dados necessários para realizar os processos solicitados.

Se você já teve a curiosidade e a oportunidade de ver uma placa mãe, deve ter notado várias “linhas” (chamadas de trilhas) espalhadas ligando o processador aos demais slots (soquetes), pinos e conexões presentes na placa. Estas trilhas são, na verdade, as vias de comunicação pelas quais os dados transitam.



Mas o que PCI-Express tem a ver?

PCI-Express (ou PCI-E) é um tipo de barramento que foi criado pela Intel em 2004, e se destaca por substituir ao mesmo tempo os barramentos PCI e AGP. Desde seu lançamento praticamente todas as placas de som, rede e principalmente as placas de vídeo passaram a usá-lo na transmissão de dados.

Atualmente o PCI-Express está disponível nos seguintes segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x. Estes números têm a ver com o número de “caminhos” utilizados para a transmissão dos dados. Assim, PCI-Express 1x utiliza um caminho; PCI-Express 4x utiliza quatro caminhos e assim por diante. Quanto maior for o número de caminhos, maior é a taxa de transferência de dados, e maior será o tamanho dos slots.



O PCI-Express 16x, por exemplo, é capaz de transferir 4GB por segundo, pois isso é utilizado por para placas de vídeo, que por sua vez é um dos dispositivos que mais geram dados em um computador.

PCI-Express 2.0

Em agosto de 2007, foi lançado o PCI-E 2.0, que oferece o dobro de velocidade do padrão antigo, mas, ao contrário do que muitos pensam, PCI-E 2.0 nada tem a ver com 32x. Um slot (soquete) PCI-Express 16x, no padrão 2.0, pode transferir até 8GB/s contra os 4GB/s do antigo padrão.

A PCI-Express 2.0 é totalmente compatível com a versão anterior, só que mais rápido. Dessa forma, placas PCI-Express 1.0 poderão ser usada em slots PCI-E 2.0 e vice-versa. Claro que ao usar placar mais rápidas em slots mais lentos haverá redução de desempenho, mas ainda assim é possível fazê-lo.

Matéria cedida por: Baixaki