20 de nov. de 2010

Como excluir uma conta do MSN Messenger

Aprenda a excluir definitivamente sua conta no serviço de mensagens instantâneas da Microsoft.

Quando o MSN foi lançado, sua principal meta era substituir o ICQ, objetivo que foi atingido em poucos anos: atualmente o serviço conta com mais de 300 milhões de usuários no mundo todo, enquanto o seu antigo concorrente tem apenas 42 milhões de usuários ativos.

No Brasil, o MSN Messenger é um dos é um dos serviços mais utilizados pelos internautas. Não é à toa que o software da Microsoft se mantém invicto como campeão de downloads do Baixaki.

Em meio às centenas de utilidades para a comunicação instantânea, muitas vezes é necessário manter mais de uma conta do Windows Live, principalmente quando se deseja separar contatos pessoais de profissionais ou acadêmicos. Entretanto, podem chegar momentos em que muitos de sua lista já não acessam mais o Messenger ou você pode querer renovar sua rede de relacionamentos, quando começa em um novo emprego, por exemplo.

Nestas horas, muitos desejam excluir sua antiga conta e começar do zero, mas esta função fica escondida em menus que geralmente não são acessados, dificultando o processo para quem não tem intimidade com o sistema de gerenciamento de contas da Microsoft

Acessando sua conta

Para começar, faça login com a conta que deseja excluir na página de gerenciamento de contas do Windows Live.



Após digitar seu nome de usuário e senha, você é redirecionado para a página de configurações gerais. Se preferir, ao entrar em seu Hotmail, clique na seta que aparece ao lado do seu nome no canto superior direito e selecione o botão “Conta” no menu.

Na nova página, basta selecionar a opção "Fechar sua conta", na parte inferior da tela, dentro de “Outras opções”.



Neste momento, uma nova tela é carregada, informando as implicações da exclusão da conta do Windows Live. Leia este texto com atenção, pois, caso mude de ideia posteriormente, a exclusão não poderá ser desfeita e você perderá todos os contatos cadastrados.

Após ler as instruções fornecidas pela Microsoft, basta confirmar a exclusão de sua conta, digitando sua senha e selecionando a opção "Sim".




Se seu MSN foi cadastrado a partir de uma conta de email já existente, em domínio que não seja de propriedade da Microsoft, você receberá uma mensagem informando que sua conta foi fechada e, a partir deste momento, não poderá mais usar seu antigo login no MSN Messenger.

Caso utilize um email com os domínios hotmail.com, live.com ou hotmail.com.br, será necessário fechar sua conta de email primeiro para conseguir excluir o cadastro no MSN. Neste caso, uma janela semelhante à imagem abaixo será carregada.



Basta selecionar a opção “Fechar sua conta da Microsoft”, que aparece em destaque na cor azul. Atenção: Este processo não pode ser revertido e apagará definitivamente todas as mensagens salvas em seu email, fazendo também com que todos os emails recebidos a partir do momento da exclusão da conta retornem ao remetente como endereço inexistente.


Para confirmar a exclusão de sua conta, selecione a opção "Encerrar conta".

Caso deseje reaver seu endereço de email, ele ficará reservado para você durante 270 dias, bastando apenas fazer login na página do Windows Live para reativar seu acesso. Ou então, seu nome de usuário ficará disponível novamente para qualquer pessoa que deseje utilizá-lo.

Se quiser começar tudo de novo, siga os passos para fazer um novo MSN e volte a conversar com seus amigos, colegas e familiares.

Matéria cedida por: Baixaki