14 de jul. de 2010

Dicas do FireFox: corrigindo o Lag dos vídeos do YouTube

Todo usuário do FireFox já passou por isso, mas poucos sabem o por quê. Ao assistir a um vídeo no YouTube por esse navegador, mesmo que você espere o vídeo carregar por completo antes de assistir, a cada dez segundo mais ou menos, o vídeo dá aquela travadinha, conhecida como lag, atrapalhando sua experiência ao assistir aos vídeos. Muitas pessoas chegaram a abandonar o FireFox e suas vantagens por causa disso e outras até mesmo trocaram de computador por achar que fosse um problema do processador.


Mas por que isso acontece?

O que muitos não sabem é que isso é mais comum do que se imagina. Esse problema acontece devido a uma melhoria do FireFox a partir da versão 2.0: salvar abas. Quando você fecha o programa de forma repentina, ao reabrir, o navegador lhe dá a opção de recuperar as abas fechadas. Isso é possível porque o FireFox salva a cada 10 segundos as opções de abas abertas. A questão é que quanto mais abas abertas, mais tempo de processamento ele vai levar para salvá-las. E é por isso que os vídeos no YouTube travam ou apresentam lag.

Como resolver o problema

Sabendo o motivo de o FireFox travar ao passar os vídeos, agora fica fácil corrigir o problema. Para tanto, é necessário fazer algumas alterações no código do navegador. A partir de aqui, são passados alguns passos a serem seguidos com cuidado, pois qualquer alteração indevida no registro pode impossibilitá-lo de usar o navegador.

1. Abra o FireFox.

2. Na barra de endereço, escreva about:config e aparecerá um aviso de segurança. Aperte Ok, sem desmarcar a caixa ao lado.





3. Você verá uma série de endereços de registro do FireFox junto com uma barra de busca. Escreva nesse espaço browser.sessionstore.interval



4. Clique com o botão direito sobre o número 10000 que aparece. Selecione a opção Editar.


5. Esse número conta o tempo em milissegundos entre cada operação para salvar as abas do FireFox, ou seja, o padrão 10000 são 10.000 milissegundos ou 10 segundos. Coloque 300000 para salvar a cada 5 minutos, ou 120000 para salvar a cada 2 minutos.


Seguindo esses passos, você provavelmente não verá mais o lag nos vídeos do YouTube pelo FireFox. Se isso acontecer, será de forma menos constante.

Outra coisa que você pode fazer é baixar e instalar o Bywifi. Ele ajuda a acelerar o streaming dos vídeos do YouTube vistos pelo FireFox, além de possibilitar baixá-los ao final.

Matéria cedida por: Baixaki