5 de mar. de 2015

Vale a pena migrar para o Windows Phone?

Atualmente, com o crescimento da participação do Windows Phone no mercado e com preços praticados pela Nokia/Microsoft serem realmente competitivos, muitos usuários estão começando a olhar para esse novo sistema operacional. Mas ainda assim ficam algumas dúvidas e incertezas sobre essa nova plataforma. 


A partir de agora, com uma série de postagens sobre esse assunto, e após ter adquirido um Windows Phone, depois de passar 1 ano com experiência do "Android Puro" eu venho relatar as principais dúvidas, incertezas, vantagens e desvantagens dessa plataforma.

Como sempre, meus posts vão direto ao assunto, sem ficar falando demais. Vou direto ao que interessa. 

Se você faz a pergunta se vale a pena, é porque você está em dúvida. Se está em dúvida é porque tem algo que te faz ter interesse pela plataforma.

A. Você não está disposto em pagar tão caro por um telefone que rode bem( de maneira fluida)

B. Você está a fim de experimentar uma nova plataforma pois não gostou do Android, porque ele trava ou não tem uma interface que te agrade, etc.


Resposta para o motivo B

É bom saber que o Android é dividido em dois grupos: Os Android puros e os modificados. Os primeiros são os que vem exatamente como a Google os disponibilizou ( Ex: Motorola Moto G) e os modificados são os que as empresas mudam a interface (Ex: Samsung Galaxy S3, S4, Ace 4, etc)

1. É importante saber que se você está apenas querendo sair para uma experiência mais fluida, mas gosta do Android, vá para telefones com Android Puro. A experiência é bem diferente.

2. Se você não gostou do Android, de sua interface e quer o Wndows Phone, é bom saber que o WP tem alguns problemas com alguns aplicativos. Geralmente aplicativos para WP não tem todas as configurações que o Android tem. Ex: Facebook, Instagram, Dropbox, Whatsapp. Então esteja ciente que você terá que se adaptar a esse novo cenário.

3. Se você realmente não gostou do Android e está disposto a experimentar um novo sistema operacional e não usa tantos recursos de aplicativo, não tenha dúvida: Compre um Windows Phone.


Reposta para o motivo A

1. Eu acho que esse caso é mais fácil de lidar. Para um usuário que não quer empregar tanto dinheiro em um telefone, mas quer ter acesso aos aplicativos básicos, é uma excelente ideia comprar um WP. Eu garanto que você não irá se arrepender. 

Em termos gerais é: O Windows Phone é uma plataforma nova, dá muito bem para fazer tudo que você fazia no Android, mas talvez terá que abrir mão de alguns aplicativos proprietários e ir para aplicativos semelhantes.

Essa é uma escolha que não pode ser resolvida em um post apenas. Eu apenas sintetizei as principais questões. É importante deixar claro para  a maioria dos usuários, não haverá diferença entre uma plataforma e outra. Por isso é importante você pesquisar mais um pouco.

Acompanhe novos posts, que junto a esse, lhe farão ter um conhecimento do sistema, dos aplicativos que pretende usar e a partir daí, fazer a sua escolha. 

Espero que esse seja um post que possa fazer você perder o medo dessa nova plataforma e olhar de maneira mais analítica e menos influenciado pelo "mito" de que o Windows Phone não presta. 

Para ficar sempre em dia com as nossas postagens, curta nossa página no Facebook.