21 de out de 2012

Como medir distâncias no Google maps

Quem usa o Google Earth, já deve ter percebido que existe uma ferramenta de medir a distância entre dois pontos ou de um trajeto. Mas quem usa Google Maps, pode ter sentido falta da ferramenta. Mas na verdade a ferramenta existe no Maps. E pelo menos para mim  isso é uma excelente coisa, pois já evita que eu tenha mais um programa instalado no computador.


Siga os passos abaixo para poder habilitar e instalar a ferramenta para medir distâncias.

1) Neste caso vamos medir um trecho da Avenida Paulista. Para habilitar a opção de medir distâncias, primeiro devemos ir em "Labs do Google Maps". Clique neste nome, como mostra a imagem abaixo.




2) Agora localize "Ferramenta para medição de distância" e clique em  "Ativar"



3)  Agora  feche o painel lateral ( esse painel branco que fica no lado esquerdo da tela) E localize um ícone de uma régua, como mostra a imagem.




4) Clicando nela abrirá um painel lateral onde consta a distância entre dois pontos. Para começar a medir, clique em um ponto de partida, do qual deseja medir a distância até um outro lugar.




5) Agora clique em outro ponto. Veja que aparece a distância ao lado.




 Veja que se você quiser continuar medindo a distância de um mesmo percurso, basta ir clicando em pontos de uma avenida, por exemplo, e o Google Maps vai automaticamente medindo o percurso do primeiro ao segundo ponto. Caso você erre um ou mais pontos,  medindo uma rua que não desejava, por exemplo, você poderá clicar em "Redefinir". Assim, cada vez que você clica neste botão o programa vai desfazendo os últimos pontos que você marcou.