11 de jul de 2012

Dicionário de Palavras Usadas no Second Life

Para achar uma palavra, clique em CTRL+F para abrir o localizador de palavras do seu navegador. Digite a palavra que deseja buscar e veja se está em nosso dicionário.

Ao ler este dicionário você poderá ter algumas dúvidas. Para saná-las utilize a nossa busca e verifique se há uma reposta.

O que significa:

Report: É uma denúncia que se faz ao Second Life por um usuário estar infringindo alguma regra do jogo.

Alt: É um outro avatar que pertence a mesma pessoa, mas não é o seu "oficial". É usado apenas para tentar ganhar dinheiro ou fazer algo que não se queira fazer com o seu avatar oficial.

Ban/banir: Significa banimento. Ou seja, você será expulso de uma determinada ilha. Isso ocorre quando o usuário infringe alguma regra da ilha.

Bug: É um erro do jogo. Diz-se que o avatar está "bugado" quando ele apresenta algum erro ou quando fica deformado ou algo parecido.

Lag: É uma lentidão no jogo. Quer seja para carregar uma ilha ou uma roupa, etc.

Camp/Camping: É um local onde se fica durante um tempo e recebe uns lindens a cada intervalo de tempo. Geralmente os campings pagam muito pouco pela estadia do avatar naquele local. É coisa de 1 L$ a cada meia hora.

Chat: Bate papo escrito. Pode ser local, para todos verem ou privado.

IM/MI: É mensagem instantânea. Ou seja, uma mensagem privada para algum usuário. Esta mensagem, só será vista por você e o usuário que você está enviando.

Copybot: É um mecanismo para copiar itens que não permitem ser copiados. Trata-se de uma infração e o usuário que usar poderá vir  a perder a sua conta.

Copy: É um objeto que pode ser copiado. Muitas vezes o termo também é usado em um objeto que foi copiado de maneira ilegal. No caso uma abreviação para copybot.

Gesture: É uma animação que pode ou não conter som. Essa animação também possui atalho no teclado para ser ativada.

Full Perm: É quando um item tem todas as permissões, ou seja, pode ser transferido, copiado e vendido e modificado.

Transfer: É quando um item pode ser transferido para outro avatar.

Modify: É quando um item pode ser modificado por outra pessoa além do autor.

Freeze: É uma função utilizada pelos administradores da Linden. Essa função faz o avatar ficar parado, sem se mexer, sem voar e poderá acarretar travamento do Second Life e até travamento do computador.

Viewer: Visualizador do Second Life. Pode ser da própria Linden ou pode ser o Phoenix, Emerald, etc. Viewer é o que faz você interagir com o jogo, ou seja, é todo esse programa que faz você poder acessar o Second Life.

Tier: Taxas que o dono da ilha ou de um terreno exige para a sua estadia lá. Na prática é um aluguel.

Teleport/TP: É o mecanismo que faz você se teletransportar de um local a outro de uma mesma ilha ou entre ilhas.

Linden Lab: É a empresa que administra o Second Life

Linden: Pode se referir à Linden Lab ou pode se referir à moeda local do Second Life

L$: Símbolo monetário da moeda local do Second Life

Shape: Corpo do avatar. Mas é só o formato.

Skin: É  a "pele" do avatar. Ou seja, se o avatar vai ser branco, negro, moreno, azul, etc.

Adult: É a classificação de idade para uma ilha. Geralmente ilhas com esta classificação tem conteúdo adulto. Para acessar uma ilha destas você tem que fazer a verificação de idade no Second Life.

PG: É umailha de classificação livre, ou seja, nada de conteúdo violento, nem conteúdo adulto, etc. É uma ilha permitida a todas as idades acima da idade permitida para usar o Second Life.

Mature: É uma ilha de classificação intermediária entre a PG e a Adult. Ou seja, pode haver um nível moderado de sensualidade, bolinhas de namoro, violência moderada, etc.

Script: É um código de programação utilizado no jogo por alguns usuários que sabem linguagem de programação. O script executa uma determinada função, como fazer o avatar dançar, movimentar-se de uma determinada forma, etc. Pode também ser usado para lutas, para burlar algo, etc.

Animation: É um arquivo que permite animações variadas do avatar. Pode ser uma dança ou um gesto.

Notecard: É um arquivo que vem escrito algo, como se fosse um bloco de notas. Pode ser usado para passar instruções, ou para qualquer outra finalidade.

AO: É um conjunto de animações que faz o avatar não ficar com aparência mais humana, ou seja, se movimentar para um lado, para o outro, se abaixar, etc.

Avatar: É o personagem que você controla no Second Life. É este "boneco" que você vê no visualizador.

Cache: É uma memória do jogo que guarda informações para aumentar a velocidade de carregamento das ilhas, das roupas, etc.

Eject/Ejetar: É quando um administrador ou dono de uma ilha força a você sair da ilha. Isso ocorre quando você desrespeita as regras da ilha.

Freebie/Dollarbie: É uma loja de itens gratuitos, mas que também pode ter itens a preços simbólicos como de 1 linden.

Home: É a ilha que representa a "sua casa" no Second Life. Caso não seja modificada, ela será a ilha que o seu avatar "nasceu", ou seja, a primeira ilha que você visitou ao entrar no Second Life.

Landmark: É uma marca de localização de uma ilha. Você pode fazer uma landmark de qualquer ilha que gostar ou de algum local de uma ilha, assim você poderá voltar àquele local posteriormente.

Land Owner: É o dono da ilha ou de um grupo de ilhas.

Owner: É o dono de algum estabelecimento, quer seja uma loja, um club de festa, um restaurante, etc.

Tag: É uma etiqueta, ou seja, um nome que aparece ao lado ou embaixo do nome do avatar. Essa etiqueta serve para identificar o avatar pertencente a um grupo ou dono de algum estabelecimento.

Land: É uma ilha no Second Life.

LL: Abreviação para Linden Lab.

RL: Real Life, que na tradução para o português, significa Vida real

SL: Second Life, que na tradução para o português, significa vida virtual.

Sandbox: Ilhas nas quais você pode "jogar um objeto no chão", ou seja, poder abrir uma caixa de roupas, ou de sapatos para poder usar os itens que vem dentro delas.

NB/Noobie/newbie/newcomer: Novato no Second Life, recém chegado ou nome pejorativo dado a quem não sabe de uma determinada coisa no jogo.

Profile: É o perfil do avatar. Contém todas as informações do seu avatar. Nome e sobrenome, perfil do avatar, perfil real da pessoa, data de nascimento, amigos, etc.

Spam: Mensagem de propaganda, repetida ou indesejada.

TOS: São os termos de serviços que você aceita ao criar o avatar. Eles aparecem na primeira vez que você acessa o Second Life.

Infohub: É uma central de informações presente em uma ilha.

Giftcard: É um carta que vale lindens para você comprar o que quiser e uma loja. Giftcards às vezes são ofertados gratuitamente por uma loja, com o intuito de atrair mais clientes.

Inworld: Significa dentro do SL, ou seja, qualquer coisa que aconteça dentro do ambiente Second Life.

Prim: É uma unidade primitiva de um determinado objeto. Cada objeto é formado por uma determinada quantidade de prims.

Big Six: São as seis normas de comportamento que devem ser adotadas no Second Life para ter um bom relacionamento com os demais usuários.

AFK: Significa Away from keyboard. Na tradução livre para o português, significa que a pessoa está fora do computador.

Allocation: São terras, ilhas, que um usuário possui. Um usuário premium tem um terreno seu para poder construir uma casa ou o que quer que seja. Esse terreno é livre de impostos ou taxas, pois o usuário premium já paga uma quantia para a Linden para poder ser premium.

HUD: É um conjunto de instruções usadas para configurar ou fazer alguma função em carros, roupas, espadas, animais, etc. É muito usada também quando  o avatar é participante de grupos de RPG, de luta, de guerra, etc.

Hunt: É um tipo de caçada a prêmios que os donos de lojas disponibilizam aos seus usuários. Esse tipo de coisa é feita para divulgar uma determinada loja.

Grid: O "mundo" Second Life é definido com Grid. Tudo o que pode ser visível no mapa é chamado de grid.

Orbit: Significa orbitar. É quando o usuário pega um objeto que faz com que ele suba de maneira muito rápida, sem parar.

Sculpted Prim / Sculpt: É um prim modelado, esculpido.Um objeto que detém estes prims ficma mais realistas e precisam de menos prims para poder ser feito, o que diminui o tempo de carregamento do determinado objeto.

Sim: Abreviação de simulator, simulador em português.

SLT: Second Life Time. Hora local do Second Life. A hora local é o horário do Servidor do Second Life, hora do Pacífico.

Telehub: É um objeto que serve para se transportar em uma mesma ilha.

Ticket: É uma solicitação pelo site da Linden, que é enviada para a administração quando está ocorrendo algum problema com o avatar, problemas de relacionamentos ou de infração de alguns usuários.

Texturas: São imagens aplicadas sobre os objetos para dar uma aparência mais real.

Calling card: É um cartão de visita que você recebe ao visitar uma ilha, ou um estabelecimento no Second Life.

SLURL: É um link que pode ser acessado do navegador de internet e levá-lo diretamente a um local do Second Life.

Bump: É o ato de empurar o outro residente, quer seja com um objeto ou com o próprio avatar.

Event: Evento, atividade, ou festa de um grupo.

Mainland: São continentes formados por agrupamentos de ilhas.

Age-Play: É o uso de avatares menores, como crianças ou adolescentes para práticas adultas ou comportamentos adultos. Os Age-plays devem ser denunciados.

Partner: Parceiro, ou seja, esposa, marido, namorado, noivo, etc.

Particles: Scripts de duas dimensões que permitem ser usados para simularem vapor, gases, fogo, raios, etc.

Griefer: Avatar "troll" que anda pelo Second Life atormentando os outros usuários para se divertir.