2 de fev. de 2012

Qual o verdadeiro motivo do fechamento do Megaupload?

No dia 19 de Janeiro de 2012 aconteceu o que ninguém esperava. O maior host( hospedeiro) de arquivos da internet tinha tido o domínio suspenso e o dono( mais conhecido como Kim Dotcom) e mais alguns executivos foram presos. Para se ter uma ideia do tamanho do Megaupload, imagine um site com 4% de todo o tráfego mundial de acesso a internet, 1 bilhão de usuários e 50 milhões de usuários por dia. Mas o que será que causou o abrupto fechamento do site? 

 Algumas hipóteses são cogitadas: 


1. O surgimento da lei que estaria sendo votada nos EUA. Trata-se do Stop Online Piracy Act (SOPA) ou em tradução livre, Lei de Parada de Pirataria Online. Esta lei, foi uma polêmica na internet, pois as suas consequências chegavam a ser desastrosas. Só para citar uma delas, um site poderia ser fechado sem aviso prévio só porque postou um vídeo que continha uma música com conteúdo protegido por direitos autorais. A mobilização de toda a comunidade da internet foi grande. Gigantes da internet como Google e Wikipedia colocaram tarjas pretas em seus sites e elaboraram materiais de protesto contra a aprovação do SOPA.


Protesto da Wikipedia 


Protesto do Google

O Megaupload não ficou para trás e resolveu fazer até um vídeo com diversos artistas famosos apoiando o Megaupload.

  Video de campanha do Megaupload  

Este vídeo foi postado no dia 09/12/2011 mas o serviço não duraria muito tempo... 

Uma das hipóteses de fachamento do Megaupload foi a de o SOPA já estar entrando em vigor por debaixo dos panos. É uma hipótese até interessante, mas ficaria a pergunta: porque apenas o Megaupload? Sabemos que existem diversos sites de compartilhamento e alguns muito famosos, como Pirate Bay.

2. A segunda hipótese é que o site estaria infringindo os direitos autorais, lavagem de dinheiro e infração criminal contra o direito autora. Inclusive, se você for ainda no site, estará lá um banner como este:



Sobre a questão de lavagem de dinheiro, ninguém sabe se é procedente de fato ou é apenas uma suspeita. Na verdade, o Kim Dotcom ainda não foi julgado. Quanto a questão de infração dos direitos autorias, em parte é procedente. Ora, o serviço era de compartilhamento, a questão de infração de direito autoral não era culpa do serviço. Afinal, se aproveitavam do serviço para compartilhar músicas, software, games, etc. Na verdade, o Megaupload sabia que tinha diversos arquivos piratas e removia milhares destes conteúdos por dia. Entretanto todos sabemos que é impossível gerenciar uma quantidade tão grande de arquivos e de certa forma estes também eram de grande valia para o enorme acesso do site. Isso até sugere uma questão a ser pensada: como rever a questão de direitos autorais na era digital? Sabemos que existem milhares de vídeos no Youtube com músicas famosas, que são protegidas por direitos autorais, inclusive há vários vídeos que a música é retirada devido pedidos das gravadoras. Mas mesmo assim podemos encontras milhões destes vídeos com músicas no Youtube. Seria também justificável a retirada do Youtube do ar?

Esta hipótese também não é a que parece ser o verdadeiro  motivo da derrubada do site.


3. Alguns talvez não saibam, mas havia algo inovador que o Megaupload estava fazendo. Tratava-se  do Megabox. Este era um serviço que talvez iria mudar o rumo da venda de músicas no mundo. A empresa de Dotcom iria fazer uma gravadora e pagar 90% do valor de venda da música par ao artista. Esse valor é 9 vezes os 10% pagos pelas gravadoras aos artistas. E mais, além de o artista se livrar das gravadoras e ganhar 9 vezes mais, eles ainda teriam a chance de disponibilizar todo a obra dele de graça. Isso mesmo! Um artista poderia fazer com que todas as músicas deles fossem livres para serem baixadas e copiadas. E Dotcom já sabia que este negócio iria dar certo, pois ele tinha criado o serviço Megakey e testou este tipo de negócio com milhões de usuários.

Realmente, Dotcom iria fazer uma grande ameaça ao negócio das gravadoras. Imagine qual o artista iria querer contrato com a gravadora se pudesse ganhar 9 vezes mais no Megabox. 



Não demorou muito tempo após o lançamento do Megabox e o Megaupload teve o seu desfecho. Muitos falam que o Megabox foi a gota d'água, mas tudo indica o contrário. Tudo indica que o Megabox foi o motivo principal. O Megabox não tinha nada de errado e nem infringia direitos autorais. Porque o Megaupload não foi fechado antes dele? Porque só após o Megabox é que o Megaupload foi fechado?

Assim tudo leva a crer que o Megabox mais as 'infrações de diretos autorais' do site do Dotcom levaram a intervenção imediata e ao seu fechamento. Se realmente esta hipótese for verdadeira, é de se pensar sobre a força das gravadoras.