29 de dez de 2010

Visite a Capela Sistina pela internet.

"Faça um tour virtual por este monumento histórico da Itália!"



A Capela Sistina localiza-se na Cidade do Vaticano. Foi construída no final do século XV, quando Florença, na Itália, era o centro das artes e vários artistas de expressão surgiram ali. Para sua construção, o então papa Sisto IV reuniu os principais artistas da época. As paredes laterais da capela são decoradas com afrescos de Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio e Perugino.

O teto e a parede do altar da capela foram pintados posteriormente, no século XVI, por Michelangelo, que recebeu a tarefa do papa Júlio II. A capela é um dos pontos turísticos mais importantes da Itália, um patrimônio histórico que carrega em si um dos momentos mais importantes da história da arte.

Agora é possível conhecer e admirar cada canto da Capela Sistina sem precisar sair de casa. O Vaticano disponibilizou uma viagem em flash tridimensional para que você tenha o gostinho de visitar online este monumento e suas principais obras.



Percorrer a capela é muito simples, bastando movimentar-se com o mouse. No canto inferior esquerdo há três ícones para ajudá-lo. O primeiro (+) e o segundo (-) permitem que você dê zoom na imagem para fazer uma análise mais detalhada, ou um zoom out para observar o local todo.

O terceiro ícone altera o modo de movimentação dentro da capela. No primeiro modo de utilização deste, é possível clicar com o mouse e arrastar para o lado que deseja, permitindo uma movimentação mais precisa. Clicando novamente sobre “M”, você pode alterar para uma movimentação mais solta e rápida.

Ao acessar o site, você inicia a visita de frente para o altar, onde está a obra O Juízo Final, de Michelangelo. Ela levou cerca de sete anos para ficar pronta. Suas figuras humanas bem definidas são fruto da formação principal do artista como escultor. No centro da imagem está Jesus Cristo e ela também traz referências ao Inferno de Dante Alighieri, do livro A Divina Comédia.



O teto da Capela Sistina traz uma obra grande e complexa, que levou cerca de quatro anos para ser finalizada por Michelangelo. No centro está A Criação de Adão, uma das obras de arte mais conhecidas e difundidas no mundo. Nela, Deus dá a Adão o primeiro sopro de vida. Reproduções, recriações e novas interpretações dela são feitas até os dias de hoje.



A reprodução das imagens é tão fiel que mesmo as partes da capela que não foram reformadas aparecem na imagem. A Capela Sistina ficou mais de dez anos fechada por conta de restaurações que tinham o objetivo de resgatar as cores originais pintadas por Michelangelo.

No entanto, algumas partes da capela foram mantidas, para que o público veja a diferença entre as paredes e cores. No canto superior direito da obra O Juízo Final, podemos observar um quadrado escuro que serve como amostra do “antes e depois” da restauração.



Uma viagem para a Itália não é dos investimentos mais baratos, mas todos nós temos direito a conhecer e se deslumbrar com um dos lugares mais importantes para a história da arte e a fé católica. Por essa razão a digitalização feita pelo Vaticano, que permite amplo acesso à Capela Sistina e observação de suas obras, é fundamental para difusão de conhecimento. Então, acesse o site e boa viagem!

acessar_página.png (135×77)

Matéria cedida por: Baixaki