28 de dez. de 2010

Máquina para mapeamento do genoma traz dock para iPod

Usuários podem verificar o status do sequenciamento do DNA usando um iPhone ou iPod Touch.


Os estudos para desmistificar o DNA humano ganharam mais um aliado. Trata-se do Ion Personal Genome Machine, um produto que visa “fotografar” o genoma e facilitar as pesquisas do ramo. A máquina é a primeira a captar sinais vitais e transformá-los em informações digitais.

A empresa Life Technologies é responsável pelo produto, que por incrível que pareça, traz um dock para iPod. O design e construção da Ion Pesonal Genome Machine foram ideias da Ion Torrent, unidade de negócios da Life Technologies. Segundo documento oficial, esta máquina vai alavancar as pesquisas e possibilitar uma economia significativa nos estudos.

"A facilidade de apontar e pressionar um botão para fotografar com as câmeras digitais abriu o mundo da fotografia para todos, porque tudo é muito fácil, rápido e barato. Assim, todos viram resultados imediatos e muitos se tornaram melhores fotógrafos," disse o Dr. Jonathan M. Rothberg, fundador da Ion Torrent.

"E é exatamente isso que a Ion [Pesonal Genome Machine] vai fazer pelo DNA. O sequenciador Ion PGM mostra resultados em apenas duas horas, o que torna a atividade acessível e fácil, de modo que os pesquisadores podem fazer decisões em pouco tempo e publicá-las com mais agilidade," completa Rothberg.

O dock para iPod vai auxiliar justamente neste aspecto. Não há detalhes sobre a reprodução de músicas, mas a informação revelada é de que um iPhone ou iPod Touch poderá ser usado para que o pesquisador verifique o status do sequenciamento do DNA com mais facilidade. Para incentivar as pesquisas, a Life Technologies promoverá um concurso que concederá um prêmio de 7 milhões de dólares.

Matéria cedida por: Baixaki